Ícones redes sociais

CEP28 - Responsabilidade Social

OSCIP

Nós do Centro de Estudos e Pesquisas 28 somos uma instituição privada, uma Associação sem fins lucrativos, fundada em 1967. Ligada inicialmente à saúde da mulher, teve como fundador o ilustre Dr. Álvaro de Aquino Salles. As pesquisas e trabalhos científicos tiveram seu ápice na gestão do Prof. Dr. Alkindar Soares Pereira Filho, sucessor do Dr. Álvaro, não só como patrono do CEP28, mas também na chefia da Enfermaria 28 da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, onde nasceu a instituição. Origem do "28" do Centro de Estudos e Pesquisas.

Em 2001 a instituição conquistou a certificação de OSCIP, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, certificado conferido e anualmente reavaliado pelo Ministério da Justiça. A responsabilidade legal da gestão de uma OSCIP é extremamente séria e seus representantes são legalmente responsáveis por sua gestão e boas práticas. Transparência total e fiscalização profunda, esse é o nosso caminho.

A partir de 2005 uma nova direção assumiu a entidade. Marcos Soares Pereira, engenheiro de produção e um grupo multidisciplinar de profissionais uniram-se e ampliaram o leque de atuação da Instituição: saúde, educação, cultura, assistência social, meio ambiente e tecnologia. Uma fábrica de projetos se funde.

OS

Em 2010 conquistamos o título de Organização Social em saúde, conferido pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro.

COMUNIDADE

Segundo o "WIKIPÉDIA" (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cidadania):

Do ponto de vista da sociologia, uma comunidade é um conjunto de pessoas que se organizam sob o mesmo conjunto de normas, geralmente vivem no mesmo local, sob o mesmo governo ou compartilham do mesmo legado cultural e histórico. Os estudantes que vivem no mesmo dormitório podem formar uma comunidade, assim como as pessoas que vivem no mesmo bairro, aldeia ou cidade. Fichter, 1967 em suas Definições para uso didático ressalta que uma palavra que é rodeada de significados múltiplos, requer uma cuidadosa definição técnica, ao que propõe: comunidade é um grupo territorial de indivíduos com relações recíprocas, que servem de meios comuns para lograr fins comuns.

PAPEL DAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS

"A união de cidadãos do bem, com conhecimento técnico comprovado, orientados e fiscalizados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), realiza a restauração da Igreja de Santa Luzia. Patrimônio histórico da cidade do Rio de Janeiro de suma importância. Hoje um pouco escondido entre tantos prédios modernos grandiosos, sua arquitetura ressalta e como o templo que é, nos leva a parar e refletir. O CEP28 percebeu a necessidade de restaurar sua dignidade arquitetônica e divulgar sua importância histórica e comunitária. O saber aplicado ao fazer, esse é o lema do CEP28!

A RESTAURAÇÃO

O Governo Federal, através do Ministério da Cultural e de seu programa nacional de apoio à cultura (PRONAC), renuncia ao seu direito de cobrança do imposto de renda das empresas privadas para incentivar Projetos de Interesse Público; a VALE patrocina e apoia a realização e divulgação da Restauração; o CEP28 como proponente, produz, realiza e presta contas do Projeto. Comunidade e comunhão se unem num ritual de engrandecimento social.

O dinheiro que viabilizou a Restauração da Igreja de Santa Luzia é do cidadão! Seu imposto de renda. Participar na fiscalização e conhecer o que se realiza é exercício da cidadania, tanto um direito e como um dever. Venha participar! Mais ainda, ajudar a conservar os Patrimônios (Monumentos). O Rio de Janeiro merece.

Igreja Santa Luzia

2012 - Arcos da Gente - Todos os direitos reservados.